Pre Loader | Tênis Certo
Eduardo Suzuki
23 de maio de 2020
02. Treinamento

Musculação para corredor, é bom fazer?

Será que os treinos de corrida devem ser acompanhados de musculação? Essa é uma dúvida frequente entre corredores. Vamos entender como o fortalecimento muscular pode ser uma aliado nos treinos evitando lesões e ajudando na recuperação.

A resposta sobre trabalho de musculação para corredores é simples e objetiva: é fundamental ter uma musculatura bem trabalhada. Entretanto, existe um porém. Hoje, os treinadores entendem que a musculação tradicional feita com máquinas em academia não é a mais eficiente para corredores. Esse tipo de exercício trabalha apenas grupos de músculos isolados. Entende-se que a melhor atividade é aquela que usa o próprio peso do corpo e simula movimentos da corrida.

Uma coisa que todos concordam é que além de um bom condicionamento cardiovascular como dissemos em 8 Benefícios da Natação para Corredores, é fundamental ter uma musculatura bem trabalhada. Isso não tem nada a ver com ter o corpo super bombado!

A musculação nesse caso é a profilática, aquela que tonifica e prepara os músculos para que o corredor possa realizar os movimentos específicos da corrida. Nesse sentido, a musculação seria indispensável no treino de qualquer atividade.

Segundo o treinador Ademir Paulino “é importante que o corredor tenha o trabalho de fortalecimento muscular” e recomenda exercícios que trabalham o peso corporal e mais de uma articulação no mesmo movimento, com o intuito de evitar lesões e ajudar na recuperação de um treino para outro.

Você encontra mais informações sobre essas dúvidas frequentes de corredores na série Dicas para COMEÇAR a CORRER hoje.

Leg Press corrida

Benefícios da Musculação para corredores

  • Ajuda a perde peso. Quando o corpo ganha mais massa muscular, há um aumento do metabolismo basal. Isso significa que o corpo gastará mais energia para aumentar os músculos.
  • Ajuda na prevenção de lesões.
  • Pontos negativos da musculação

  • Atividade não recomendada para gestantes por causar aumento de pressão arterial.
  • Não produz muito condicionamento cardiovascular
  • Quando realizado de forma incorreta, pode gerar desequilíbrio e desproporção muscular. Bastante comum em adolescentes.
  • Erros na execução dos movimentos podem causar lesões.
  • Ops! Você deve ser um assinante Tênis Certo para interagir. Corre assinar!
    Antes de navegar em nosso site, aceite nossa política de cookies