Pre Loader | Tênis Certo
Eduardo Suzuki
29 de abril de 2020
03. Tênis para corrida

Melhores Tênis para Mulheres (como escolher?)

O mundo da corrida é um espaço cada vez mais feminino – isso já é consenso e não cabe aqui detalhar em números essa informação. Provas feitas especialmente para as mulheres são cada vez mais comuns, mas se trata de apenas um dos cuidados que o mercado running tem dedicado às mulheres. Tendo em vista tal tendência, neste texto do Tênis Certo, nosso ponto é: há distinção entre os tênis mais adequados para homens e mulheres? Qual o melhor tênis para as mulheres? O que devemos considerar nas nossas escolhas?

É claro que as mulheres têm uma forma peculiar de ver a corrida e, por consequência, uma preocupação bastante distinta em relação aos equipamentos que utilizam para a prática do esporte. Sim, nós mulheres, damos muito mais atenção aos detalhes e não compramos um tênis se ele for adequado aos nossos objetivos, custar um bom valor, mas não for tão bonito assim ou sua cor não for aquela que mais nos agrade. Que atire a primeira pedra quem nunca deixou de aproveitar uma promoção fantástica porque não gostou da cor do tênis.

Enfim, esses podem ser detalhes “menores”, porém fazem parte da combinação de critérios que nos orientam na escolha do melhor tênis, ou seja, do tênis certo para cada mulher.

O olhar dos especialistas

Para além das questões estéticas, a escolha do tênis deve levar em conta as diferenças corporais entre homens e mulheres. Segundo o Dr. Adriano Leonardi (médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e traumatologia do esporte e mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de SP), as diferenças neuromusculares, anatômicas e hormonais entre homens e mulheres são fundamentais na determinação de que as mulheres sofrem mais lesões relacionadas ao esporte do que os homens. “Estudos publicados nos últimos 20 anos mostram que as mulheres não apenas estão se lesionando, mas que o fazem em taxas absurdamente maiores que os homens. Para o futebol, por exemplo, atletas do sexo feminino têm quatro vezes mais chance de sofrer uma lesão ligamentar de joelho e, na corrida de rua, esta proporção extrapola o índice de um homem para sete mulheres lesionadas para a mesma intensidade e volume dos treinos”, explica o ortopedista na matéria “A mulher na mira da medicina esportiva”, publicada no portal Webrun (http://www.webrun.com.br/h/noticias/a-mulher-na-mira-da-medicina-esportiva-parte-i/13439).

Assim, o cuidado na escolha do tênis pode ser ainda mais importante para nós mulheres. Afinal, ficar longe de lesões é sempre a maior preocupação de qualquer corredor(a) e, ainda que saibamos que muitos fatores concorrem para a prevenção de lesões, a definição do modelo de tênis mais apropriado para cada um(a) é mais uma das atenções que devemos ter.

Voltamos, então, à questão inicial: como definir qual o melhor tênis para as mulheres? Qual o principal critério que nós mulheres devemos considerar na escolha de um tênis de corrida?

De acordo com o Dr. Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva, uma das características das mulheres é o quadril mais largo e, em função disso, os joelhos são voltados um pouco para dentro (o chamado “joelho valgo”). Essa peculiaridade da anatomia feminina faz com que, em geral, as mulheres tenham a pisada pronada, o que seria um processo compensatório. Nesse sentido, o uso do tênis adequado para sua pisada se torna preventivo de determinadas lesões ou patologias.

No entanto, como afirma o fisioterapeuta Claudio Cotter, as pesquisas atuais sobre a biomecânica dos calçados, definem uma mudança de estratégia de algumas marcas esportivas, observando-se a diminuição da importância de tênis específicos para corredores pronadores ou supinadores, uma vez que as investigações têm concluído que o índice de lesões em pessoas que usam tênis específicos para sua pisada é o mesmo daquelas que não utilizam, pois o corpo se adapta ao calçado. Assim, segundo o fisioterapeuta, o maior risco para lesões está na transição muito rápida de um tipo de calçado para outro.

As escolhas de atletas de elite e corredoras amadoras para treinos e provas

Para colaborar nas informações acerca do melhor tênis para mulheres, nós do Tênis Certo pedimos que algumas atletas nos contassem quais são seus tênis preferidos. Nossas cinco entrevistadas são atletas de performance, treinadoras de assessorias esportivas e também corredoras amadoras, as quais têm em comum muitos anos de prática esportiva e de experiência na corrida. Todas elas já testaram muitos modelos e foram construindo suas preferências de acordo com o que mais se adapta às suas necessidades. Esse também é o caminho para as atletas iniciantes: experimentar modelos e descobrir aos poucos qual o melhor tênis para cada uma.

A importância de alternar o uso do tênis

Outra característica comum entre as corredoras é a alternância dos modelos de tênis. Ter dois ou três pares de tênis e alternar seu uso é um fator importante para o melhor aproveitamento dos modelos e, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Luxemburgo, também para a prevenção de lesões.

Uma das nossas entrevistadas, a maratonista e treinadora da SPF Running Simone Ponte Ferraz, destaca: “adoro experimentar diferentes marcas de tênis. Tenho vários tênis de diversas marcas. Alguns não são meus favoritos, mas uso apenas com o objetivo de alternar os modelos”. Ela complementa: “para meus alunos, sempre indico os tênis com mais amortecimento e drop mais alto, pois eles precisam estar confortáveis para os treinos. Creio que usando tênis mais confortáveis terão menos dores no pós-treino e, consequentemente, menos lesões. Porém, o mais importante é saber que o que faz a diferença é a determinação, o empenho e a dedicação total ao esporte. O tênis que é bom para mim pode não ser bom para você. Por isso, o caminho é experimentar e encontrar o que é melhor para cada um”.

Ops! Você deve ser um assinante Tênis Certo para interagir. Corre assinar!
Antes de navegar em nosso site, aceite nossa política de cookies