Não tenha vergonha de começar

Quando eu era criança, ir para escola significava encarar um dilema. De um lado eu tinha o incentivo de meus pais para que eu aproveitasse a oportunidade de estudar, oportunidade essa que eles não tiveram. Só que do outro lado eu tinha as “amizades” que tentavam me convencer do contrário, me diziam que estudar era “coisa de otário”, que não isso ia me levar a lugar nenhum. Vou confessar que não foi fácil “desviar” das más influências, que sempre estiveram lá, em todas as salas de aula, em todas as escolas, e para ser sincero, não sei bem de onde tirei forças para seguir estudando enquanto muitos dos que estavam à minha volta diziam que eu estava errado.

Pois é, no Brasil temos uma “cultura” que dá pouco valor para os estudos, e menos valor ainda para a saúde. Tente, mas só tente, dizer a um(a) jovem para se cuidar, fazer alguma atividade física, não abusar do álcool (ou drogas piores), dormir cedo, se alimentar corretamente… Difícil né? Infelizmente o comportamento padrão entre os mais jovens passa por ignorar hábitos saudáveis, pensar apenas no agora, esquecer que o tempo passa, que a idade chega, e que com ela chegam os “boletos”. Parece que “cuidar da saúde” é algo que só nos alcança depois de uma certa idade, ou quando a vida “arruma um jeito” de nos mostrar o tamanho da nossa fragilidade.

Esse é um roteiro clássico, aconteceu comigo também: depois dos 30 estava com bastante sobrepeso, sem nenhum vigor físico, e já tinha indícios de que minha saúde estava se deteriorando. E então chega o dia que você se olha no espelho e percebe o óbvio: que a juventude já se foi, que o último ano faz muito mais estrago do que os anteriores, e no ritmo que você está indo, as décadas próximas serão bem complicadas. É duro, eu sei. Dói. Machuca. Não, não é legal perceber que você está preso a um corpo que tem prazo de validade, mas eu tenho um conselho (agora você vai ter que confiar em mim): não fique triste, pelo contrário, levante as mãos ao céu e agradeça, porque a vida acaba de te dar uma nova chance.

Sim, o tempo passa para todo mundo, mas agora que você realmente compreendeu o que isso significa, você pode escolher entre deixar a maré continuar te arrastando para o fundo, ou nadar até praia. Salve-se! Tenha coragem de fazer algo por você mesmo. Não, isso não é por simples estética, é por amor próprio, por amor à própria vida. Pense na pessoa que você quer ser daqui 10, 20, 30 anos. Como você quer chegar até lá? Sim, você tem essa escolha nas mãos, você sempre teve, só que foi somente agora que você percebeu. Me diga agora, quanto tempo você ainda quer perder?

Ok. Você pode me dizer “ah mas é difícil”, “ah mas eu não tenho tempo”, “ah mas eu já estou velho para isso”, “o meu caso não tem mais jeito”. Com todo respeito, não é a mim que você tem que convencer, é a si próprio. Arrumar uma desculpa sempre é mais fácil do que tomar uma atitude. Meus colegas na escola tinham várias desculpas para não prestar atenção na aula, e eu sempre soube que adotar o discurso da maioria me exigiria menos esforço do que fazer a tarefa. Mas algo dentro de mim, algo que eu realmente não sei explicar, me dizia o que era o certo a se fazer, e se tem algo de que me orgulho na vida foi de nunca ter vergonha de fazer o que é certo. Faça! Mude! Não tenha vergonha de começar!

O que fazer para evitar dores na canela?

Uma boa dica para evitar o surgimento da canelite, além da progressão mais lente, é o fortalecimento da musculatura do tornozelo.

Muitos corredores acabam negligenciando o fortalecimento da panturrilha. Esse é uma das principais causas das lesões relacionadas a corrida. Nunca se esqueça, “a panturrilha é o motor do corredor, como disse o Dr. Sergio Mauricio.

Outra estratégia para evitar lesões na canela é buscar terrenos macios. Evite correr somente no calçadão, piso de pedra e concreto/asfalto. Alterne os seus treinos de corrida com superfícies de terra, areia e grama.

Para mais informações relacionadas a lesões e dores, acesso nosso conteúdo exclusivo aqui.

Comece Aqui – AGOSTO LEVE 2020

Esse é o terceiro ano que o Tênis Certo faz o Agosto Leve. Aproveite!
Desde 2018, Edu e a Val se dedicam a criar conteúdo para levar mais pessoas a LINHAS DE CHEGADA.
E não estamos falando apenas de corrida. A sua linha de chegada pode ir muito além.
Acreditamos que você precisa equilibrar 4 pilares: físico, mental, financeiro e espiritual.

O que é o AGOSTO LEVE?

O Agosto Leve é uma jornada de 31 dias durante o mês de agosto.
Todos os dias vamos postar conteúdos relacionados a sua parte mental, física, financeira e espiritual.
Muitos participantes tiveram resultados excelentes nos anos anteriores, mudando a forma de pensar, alimentar e lidar com outras pessoas. A final de contas, nossos objetivo é que você tenha uma vida mais leve.

Abaixo, escute um áudio que o Edu gravando explicando sobre o Agosto Leve.

Total as nossas atualizações estão no nosso grupo do Telegram: https://t.me/agostoleve.
A participação do grupo é gratuita.

Se você ainda não tem o Telegram, é só você baixar no seu smartphone.
Esse aplicativo é bem parecido do com o Whatsapp.

PLANEJAMENTO PARA UM NOVO CAMINHO
1º Passo – Entender como se sente e quer mudar através da RODA DA VIDA
2º Passo – Definir metas reais e possíveis
3º Passo – Se comprometer com a mudança
4º Passo – Elaborar um plano de ação com os novos hábitos
5º Passo – Planejar a semana (01 Físico – 02 Mental – 03 Financeiro – 04 Espiritual)
6º Passo – AÇÃO!!!!!!!

QUATRO PILARES PARA A SAÚDE:
1. Físico
2. Mental
3. Financeiro
4. Espiritual

FAMÍLIA É A BASE

É necessário trabalhar todos os pilares individualmente. Muitas pessoas dão importância excessiva a um deles e se esquecem dos outros. Todos são necessários e importantes para o nosso equilíbrio e busca dos nossos objetivos.
Lembre-se que autoconhecimento é essencial para determinarmos onde queremos chegar. Você tem consciência de quem é e do que você faz? Ou de todos os papéis e atividades que você desempenha na vida? Viver bem é estar em equilíbrio entre tudo o que precisamos desempenhar e todas as nossas relações. Estar feliz profissionalmente, mas estar com saúde debilitada não é bom.

FÍSICO

– Corpo FORTE carrega espírito FORTE.

Cuidar do corpo desenvolve força para realizar os melhores projetos e sonhos da sua vida.

Imagine que o seu corpo é carro. Para manter o carro em movimento, você precisa ter combustível de qualidade, cuidar da manutenção e ligar o motor todos os dias. Só assim ele irá levá-lo para todos os lugares que deseja.
Os cuidados com o corpo precisam seguir a mesma orientação. Alimentação saudável, rotina de exercícios físicos, descanso, visitas periódicas ao médico com realização de exames e acompanhamento, são maneiras de cuidarmos bem do corpo físico.

Você pode estar se perguntando “Como cuidar de tudo isso? Não tenho tempo ou dinheiro…” – A pergunta certa a se fazer é: “Eu tenho coragem?” – Quem tem coragem, consegue tudo!

Assinantes Tênis Certo Premium tem acesso a série com rotina de exercícios físicos com o Treinador Ademir Paulino: veja aqui

“Que a alimentação seja seu único remédio” Essa Frase é do pai da medicina, Hipócrates. Você sabe comer bem? Ou acha que comer bem é comer muito? Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, contribui para o bem-estar físico, psíquico e previne doenças. Ela é composta por carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Quanto mais colorido for o seu prato, melhor!

Assinantes Tênis Certo Premium tem acesso a série sobre nutrição com a nutricionista Claudia, veja aqui

MENTE

– (latim mens, mentis, inteligência, alma)

A nossa mente é equivalente ao sistema operacional de um computador e nosso corpo é o próprio computador. No mundo da computação existem programas maliciosos, chamados vírus, que comprometem o funcionamento da máquina, em alguns casos até tomando o total controle sobre ela. Por isso é importante cuidar da mente e alimentá-la com pensamentos produtivos. Preocupações excessivas, ansiedade, estresse, mágoas e pensamentos negativos podem levar nossa mente a enfraquecer e nosso corpo não gerar os resultados esperados.

Quer manter em dia sua saúde menta?

– Aprenda a meditar e dedique alguns minutos a meditação
– Leia mais livros ou revistas
– Assista vídeos ou palestra que te motivem de alguma maneira
– Faça cursos gratuitos de assuntos do seu interesse
– Experimente pesquisar algo, ou conversar com pessoas que dominam um assunto que você desconhece
– Aprenda um novo idioma
– Viaje para lugares em que nunca esteve
– Aprenda a cozinhar um prato diferente

FINANÇAS

Sugestão de exercício: 1h Dedicada ao estudo de finanças – Controle diário das finanças com atualização de planilha receita e despesas. Quais são os melhores investimentos e aplicações.

Quais são suas crenças em relação as finanças? Você lida bem com dinheiro, ou tem problemas e crenças limitantes?

As finanças estão diretamente ligadas aos problemas que afetam o corpo: o estresse, a preocupação e a ansiedade. Esses sentimentos acompanham o medo de entrar no vermelho e acabar perdendo o controle da saúde financeira.

– Seja organizado: Faça uma planilha para administrar seus gastos e controle de toda receita (Dinheiro que entra) e despesa (Dinheiro que sai). Visualizar os gastos e pensar onde se pode gastar menos.
– Tenha Metas mensais: Pense em metas REAIS, mas possíveis se houver esforço de economia no mês. Antes de comprar qualquer coisa, pense: será que eu preciso? Procure promoções e ofertas para diminuir os gastos. Estabeleça metas e prazos. Resultado é o que nos dá motivação.
– Tenha uma reserva de segurança: Reserva de segurança é um dinheiro guardado para emergências, caso seja demitido ou precise parar de trabalhar. Guardar de seis a 12 meses.
– Provisione seus gastos: Faça uma provisão para pagar despesas futuras como IPTU, IPVA, matrícula da escola dos filhos, material escolar etc.
– Procure promoções: Procurar por ofertas de preço e esperar que certos valores diminuíram é uma excelente forma de conseguir fechar o mês sem ultrapassar o orçamento mensal
– Fuja do cheque especial: Que de especial só tem o nome. Limite bancário e pagamento de mínimo na fatura de crédito podem te deixar refém de juros altos e de negociações bancárias.

ESPIRITUAL

Cuidar da nossa saúde espiritual não envolve, necessariamente, ter uma religião. Algumas pessoas se sentem bem dedicando seu tempo a frequentar uma igreja e cumprir determinados preceitos, outras não. Não existe certo ou errado, existe o que te faz bem e o que te faz evoluir.

Qual é o seu propósito? Ou, se preferir, qual é a sua missão?

Missão é o que nos impulsiona, nos motiva, nos faz lutar e vencer os desafios do dia a dia; a clareza de nossa missão é tão importante que precisamos encontrá-la.

Quando temos em mente o que queremos para o futuro, nossa missão, fica mais fácil determinarmos o que faremos no presente.

Ter clareza de nossa missão de vida é ter clareza de nossos papéis. Isso ajuda a compreender quem somos e o que fazemos no mundo. Missão está relacionada com nossa razão de ser.

Qual é a sua missão? Qual é a sua visão de futuro? Qual é o propósito que guia a sua vida? Nossa missão de vida não só direciona cada uma de nossas ações, como também constrói a visão e o entendimento do propósito, que nos estimula a persistir em busca de nossos sonhos.

Muitas vezes, na busca por nossos objetivos acabamos nos deparando com obstáculos que dificultam a nossa caminhada. E um desses obstáculos são as nossas próprias crenças.

Você já parou para pensar em quais são as suas crenças limitadoras e impulsionadoras? As limitações são as que te impedem de seguir rumo ao seu objetivo, e as impulsionadoras são as que te empurram, te protegem e te fortalecem. Algumas podem ser herdadas de nossos pais ou avós e nem são tão prejudiciais assim, quem nunca ouviu “não comer manga e tomar leite em seguida”? Mas existem coisas em que acreditamos, e que até propagamos, que podem ser prejudiciais e atrasar o nosso desenvolvimento rumo ao sucesso. Quer um exemplo? “Em time que que está ganhando, não se mexe” Será? A tecnologia é um grande exemplo de que se mexe, e se mexe muito! Já pensou onde estaríamos se não houvesse os avanços da tecnologia?

Cuidar da saúde espiritual também envolver viver o presente. ”A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria … e ela não chega, porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora” – Quanto do seu tempo você gasta pensando no passado ou no futuro? – Pense nisso.

Estabeleça metas e prazos. Resultado é o que nos dá motivação, então determine qual é o seu objetivo com cada um dos pilares e comece!

Ferramentas para ajudar:
– Roda da Vida
– Controle de Hábitos
– Agenda para controle mensal, semanal e diário
– Grupo Telegram

Entre agora no nosso grupo do Telegram. Clique aqui.

Saucony: linha Endorphin

O modelo principal é o Saucony Endorphin Pro, o tênis de competição voltado para longas distâncias (leia-se maratona) e que cujo objetivo é nada menos do que rivalizar com o Nike Vaporfly. O tênis conta com uma placa de fibra de carbono que ocupa toda a extensão da entressola, e usa a nova espuma desenvolvida pela Saucony, a PWRRUN PB. Esse novo material de entressola é feito à base de PeBa (assim como o Zoom X, da Nike), que além de leve proporciona muito amortecimento e altíssimo retorno de energia.

Saucony Endorphin Pro

ONDE COMPRAR SAUCONY: Netshoes

O Endorphin Pro é até o momento o modelo que mais se aproxima da sensação de corrida do Vaporfly NEXT%, diz a imprensa especializada e influenciadores que já tiveram contato com ambos os modelos. Pesando 213 g, o tênis da Sacucony se aproxima bastante de seu rival por usar os mesmos materiais, placa de carbono e espuma de PeBa, com a vantagem de custar “apenas” $ 200, ou seja, 20% mais barato que o tênis da Nike. Mal podemos esperar a volta das competições para ver a disputa entre as marcas com os atletas de elite.

Saucony Endorphin Pro

Saucony Endorphin Pro

O irmão do meio é o Endorphin Speed, um tênis de treinamento que usa a mesma espuma PWRRUN PB do Endorphin Pro, mas que opta por uma placa de Nylon em vez da fibra de carbono. Segundo a Saucony, o Endorphin Speed usa uma placa mais maleável para dar maior flexibilidade ao calçado que será usado nos treinos de velocidade, reservando a plataforma mais rígida apenas para as competições. Algo parecido podemos ver entre Vaporfly e Pegasus Turbo, Brooks Hyperion Elite e Hyperion Tempo, Alphafly e Tempo NEXT%.

O filho mais novo dessa família é o Endorphin Shift, um modelo mais robusto, feito para rodagens e treinos diários, que preenche as lacunas deixadas pelos modelos mais rápidos. O Endorphin Shift usa a tecnologia PWRRUN, que combina TPU expandido e EVA, mesmo material usado no Kinvara 11 e Ride 13. O Shift usa a tecnologia SPEEDROLL, que deixa a entressola abaulada para uma transição mais eficiente, algo que já vimos funcionar no ASICS Glideride e Nike React Infinity Run.

Atualmente quem está trazendo os tênis da Saucony para o Brasil é o grupo Netshoes. Os modelos 2020 chegarão por aqui apenas no segundo semestre, porém, por causa da alta do dólar, não há confirmação de que os modelos da linha Endorphin cheguem para os brasileiros ainda esse ano. Vamos aguardar!

Segue a ficha técnica dos modelos:

Saucony Endorphin Pro

Saucony Endorphin Pro

Peso: 213 g (9US M) / 179 g (8US F)
Altura: 35,5 mm / 27,5mm
Drop: 8 mm
Preço: $ 200


Saucony Endorphin Pro

Saucony Endorphin Speed

Peso: 221 g (9US M) / 192 g (8US F)
Altura: 35,5 mm / 27,5 mm
Drop: 8 mm
Preço: $ 160


Saucony Endorphin Pro

Saucony Endorphin Shift

Peso: 286 g (9US M) / 269 g (8US F)
Altura: 38 mm / 34 mm
Drop: 4 mm
Preço: $ 140

Fotos: divulgação / Saucony

Como um SEDENTÁRIO pode começar a correr

Então, você está pensando em começar a correr? Primeiramente parabéns pela sua decisão, escolher praticar alguma atividade física é muito importante para combater o sedentarismo e também ajuda na parte mental. Corpo saudável e mente mais tranquila já seriam benefícios suficientes, mas não para por aí, tem muito mais vantagens em se tornar um corredor ou corredora.

Primeiro que a corrida é uma atividade física simples, você pode praticar na sua rua, em um parque perto da sua, na esteira da academia, sozinho ou acompanhado. Não precisa de uma infinidade de equipamentos complexos e caros, apenas um par de tênis já o suficiente para começar. Você pode correr de manhã cedinho antes de ir para o trabalho, à tarde ou à noite, totalmente à sua escolha.

Mas não se preocupe, você não estará sozinho nessa. Tem muitos praticantes de corrida no Brasil e no mundo, e se você não ainda conhece nenhum corredor pode ter certeza de que você irá conhecer vários. Quando nos tornamos corredores fica até mais fácil fazer amizades, basta a outra pessoa saber que você também corre e pronto, o papo já flui como se fossem velhos amigos.

Como um SEDENTÁRIO pode começar a correr

Ah sim, as provas, a grande festa onde os corredores se encontram para celebrar o seu amor à corrida. O tempo ou a distância às vezes nem importam, o que é legal é estar junto com a galera, sentindo as boas vibrações de pessoas que estão ali para se exercitar e se divertir. E se você quiser, dá também pra levar a coisa mais a sério, fazer tempos cada vez melhores, percorrer distâncias cada vez maiores, e claro, sempre vão ter os parceiros de competição para te acompanhar.

VEJA TAMBÉM: Como começar a correr sozinho?

Mas é claro que você deve estar cheio de dúvidas. Como eu começo a correr? Que tênis eu uso? Posso correr todos os dias? Tenha calma, esta série de tutoriais foi feita pensando justamente nas pessoas que estão interessadas na corrida mas não sabem bem por onde começar. Vamos passar várias dicas, te motivar, ajudar a escolher o tênis correto, e ainda vamos ajudar com as dúvidas que você ainda vai ter.

Seja muito bem vindo ao mundo da corrida, estamos muito felizes por você e saiba que estaremos aqui sempre para te ajudar a cruzar as suas próximas linhas de chegada.

Tabela Calculadora de Pace na Corrida

Quer saber qual é o pace que você precisa correr na sua prova, ou qual é o pace que você precisa manter para alcançar o seu objetivo? Essa tabela ajudará a calcular o seu pace por quilômetro nas principais distância em provas de corrida de rua: 5K, 10K, Meia Maratona e Maratona.

PACE5K10K15K20K1/2 MARATONAMARATONA
3:0015:0030:0045:001:00:001:03:182:06:35
3:1015:5031:4047:301:03:201:06:492:13:37
3:2016:4033:2050:001:06:401:10:192:20:39
3:3017:3035:0052:301:10:001:13:502:27:41
3:4018:2036:4055:001:13:201:17:212:34:43
3:5019:1038:2057:301:16:401:20:522:41:45
4:0020:0040:001:00:001:20:001:24:232:48:47
4:1020:5041:401:02:301:23:201:27:542:55:49
4:2021:4043:201:05:001:26:401:31:253:02:51
4:3022:3045:001:07:301:30:001:34:563:09:53
4:4023:2046:401:10:001:33:201:38:273:16:55
4:5024:1048:201:12:301:36:401:41:583:23:57
5:0025:0050:001:15:001:40:001:45:293:30:58
5:1025:5051:401:17:301:43:201:49:003:38:00
5:2026:4053:201:20:001:46:401:52:313:45:02
5:3027:3055:001:22:301:50:001:56:023:52:04
5:4028:2056:401:25:001:53:201:59:333:59:06
5:5029:1058:201:27:301:56:402:03:044:06:08
6:0030:001:00:001:30:002:00:002:06:354:13:10
6:1030:501:01:401:32:302:03:202:10:064:20:12
6:2031:401:03:201:35:002:06:402:13:374:27:14
6:3032:301:05:001:37:302:10:002:17:084:34:16
6:4033:201:06:401:40:002:13:202:20:394:41:18
6:5034:101:08:201:42:302:16:402:24:104:48:20
7:0035:001:10:001:45:002:20:002:27:414:55:22
7:1035:501:11:401:47:302:23:202:31:125:02:24
7:2036:401:13:201:50:002:26:402:34:435:09:26
7:3037:301:15:001:52:302:30:002:38:145:16:28
7:4038:201:16:401:55:002:33:202:41:455:23:30
7:5039:101:18:201:57:302:36:402:45:165:30:32
8:0040:001:20:002:00:002:40:002:48:475:37:34
8:1040:501:21:402:02:302:43:202:52:185:44:36
8:2041:401:23:202:05:002:46:402:55:495:51:37
8:3042:301:25:002:07:302:50:002:59:205:58:39
8:4043:201:26:402:10:002:53:203:02:516:05:41

O QUE É PACE?

Na corrida, pace é definido como a quantidade de minutos percorrido em um quilômetro ou uma milha. Aqui no Brasil, usamos como padrão minutos por quilômetro. O pace ajuda o corredor a definir o ritmo médio em um treino ou prova. Muitos treinadores já acordam com seus atletas essas medidas na hora de planejar uma periodização.

RELÓGIOS COM GPS QUE CALCULAM PACE E DISTÂNCIA

Na Netshoes você encontrará uma grande variedade de modelos de relógios GPS. Sugiro que você compre as marcas tradicionais como Garmin, TomTom e Suunto. Comprar um GPS de qualidade é um bom investimento para os seus treinos. Modelos de baixo custo pecam na quantidade de informação, busca de sinal e sincronia com aplicativos.

Como começar a correr sozinho?

A corrida é um esporte de impacto. O seu corpo precisa se adaptar a essa nova atividade.
A primeira dica é: “não corra todos os dias”. Faça de 2 a 3 treinos por semana.

Uma sugestão é aprenda a trotar. O trote é a nomenclatura que damos para uma caminhada na postura da corrida. Faça isso em torno de 40 minutos alternando entre caminhada e trote.

Vá progredimento lentamente até que o seu corpo que o seu fique completamente ao esporte. Não tenha pressa em aumentar a distância e o tempo da corrida. Isso acontecerá naturalmente.

Começar a correr

Como evoluir na corrida?

Para você evoluir na corrida, você precisa seguir algum tipo de treinamento sistematizado.
Aqui no Tênis Certo Premium, nós disponibilizamos planilhas feitas pelo professor Ademir Paulino para os assinantes.
Essas planilhas são eficientes para todos que querem começar a correr até os treinamentos para primeira maratona.

Avaliação médica é necessária para correr?

Muitas pessoas começam a se exercitar sem uma boa análise do estado de saúde. Geralmente, elas só se submetem ao check-up quando surge algum sinal de alerta, como tontura ou mal-estar.

Fazer uma avaliação médica é sempre um bom começo para um iniciante.
Entretanto, se você tem um boa saúde e não tem nenhum quadro complicado de doenças como diabetes ou histórico familiar de risco, diria que você pode correr hoje.
Agora, se você tem um quadro com alguma dessas complicações, é melhor procura um médico antes de começar as atividades físicas.

A importância de uma avaliação médica é PREVENÇÃO.

Exame médico pré corrida

Será que vai acontecer alguma coisa com o seu coração? Os médicos podem solicitar alguns exames para simular as condições extremas que podem ocorrer durante a corrida. Assim, evitando alguma situação as vezes desastrosas.
Nesses exames, os especialista médico avaliará se você como o seu coração irá se comportar, podendo prever se você tem uma saúde cardíaca boa ou se você está em risco precisando de algum auxílio específico.

Na maioria dos corredores, apenas uma avaliação cardiológica complementada com eletrocardiograma e exame de sangue já é o suficiente.

Testes básicos

Teste ergométrico: realizado numa esteira em movimento ou em uma bicicleta. Esse teste verifica se o coração está ok sob esforço e também pode denunciar se algum problema cardíaco existir.

Exame de sangue: apontará se como anda as taxas de colesterol e de triglicérides. Esse exame deve ser realizado anualmente.

Testes complementares

Ergoespirométrico: é um teste mais aprofundando onde avalia a troca gasosa durante a atividade física, a quantidade de ar que inspira e expira. Esse teste funciona da seguinte forma: a pessoa corre na esteira com tubo e um analisador de gases ligado a boca. As narina ficam fechadas. O resultado dirá qual é o potencial cardiopulmonar do indivíduo. São estabelecidos através do teste os limiares aeróbicos, ou seja, uma tabela mostrará quais são as zonas confortáveis de treinamento, e os anaeróbicos, quando o corredor terá mais dificuldade para se exercitar.

Isocinético esse exame é realizado através de aparelhos específicos. Ele compara a força dos músculos, analisando possíveis desequilíbrios. Esse exame pode ser uma aliado na prevenção de lesões.

Os corredores que visão performance, devem realizar os ergoespirométrico a cada 6 meses. Isso se deve as alterações durante os treinos que podem mudar os limiares aeróbicos e anaeróbicos. Essa é uma boa forma de avaliar a eficácia dos treinos.

Remédios para emagrecer rápido, pode?

Antes de mais nada, procure orientação médica antes de qualquer decisão.
Não faça nada seguindo modinhas ou sugestões da internet. Você pode estar colocando a sua saúde em risco.

Normalmente, os remédios para emagrecimento são inibidores de apetite que afetam o sistema nervoso central. Um grande risco desses medicamentos para quem pratica atividades físicas é que muitas dessas formulações podem alterar a frequência cardíaca.

Quando você conversar com um profissional da saúde ou até mesmo o treinador, não omita os fatos. Diga que você está tomando algum remédio de emagrecimento.
Esse profissional certamente observará uma frequência cardíaca mais elevada.

Estou fazendo regime e tomando remédio de emagrecimento, o que devo fazer?

Fazer regime, não é sinônimo de tomar remédio.
Somente um especialista poderá dizer se o remédio que você está tomando pode ou não interferir nos seus treinos. Além disso, você saberá se é recomendado atividade de maior ou menor intensidade.

Muitos medicamentos podem acelerar o metabolismo. Você perceberá que sente mais sede e vontade de ir ao banheiro. É muito importante você observar esse comportamento. Quando esses casos não condizem com um treinamento mais forte ou moderado, talvez seja indicado exercícios mais leves com a capacidade cardiorrespiratória abaixo do 50%.

Como dobrar camiseta de corrida: fim da gaveta bagunçada!

Uma dica simples para dobrar camisetas de corrida pode arrumar de vez o seu armário.
Se você não aguenta mais aquela gaveta de camisetas emboladas, mude a forma de dobrar para deixar tudo mais organizado.

O problema das camisetas de corrida é o material delas. Geralmente, elas são de poliéster ou poliamida.
Por serem mais molinhas, é horrível dobrar.
Você deixa tudo bonitinho, dá 2 segundos, e tudo já vira uma mistureba.

Se você tem uma gaveta de desorganizada, qual é a camiseta que você vai usar?
Sempre a de cima, que o acesso está mais fácil.

O problema é que você deve ter algumas camisetas bem legal que nunca veste.
Dá preguiça de caçar no fundo da gaveta.
Eu te entendo.

Vamos mudar isso?

Como dobrar a camiseta: passo a passo

1. Vire a camiseta, deixando a parte das costa para cima.
2. Dobre as laterais da camiseta até o centro.
3. Ajeite as mangas
4. Dobre a parte superior (parte da gola) até o centro.
5. Faça a mesma coisa com a parte superior. Dobre até o centro.
6. Coloque a parte da gola dentro da primeira camada da parte superior, fazendo uma espécie de envelope.

Veja a sequência abaixo:

Pegue as pontas da parte inferior e deixe bem esticadas

Comece com a parte das costas virada para cima

Ajeite as mangas

Juntes a parte superior e inferior até o centro

Faça uma espécie de envelope

Tente deixar todas camisetas do mesmo tamanho.

Como enrolar a camiseta em rolinho

Existem dois jeito de guardar as camisetas. Empilhadas como foi mostrado no exemplo anterior, ou se você tiver uma gaveta menor, você pode fazer rolinho para ocupar menos espaço.

Gaveta já arrumada com as camisetas em rolinhos

Veja como a gaveta fica bem arrumada com as camisetas em rolinhos.

Dobrar as camisetas em forma de rolinho também é uma ótima opção para viagens. Elas ocuparão menos espaço na sua mala.

Espero que essa dica te ajude a ter uma armário mais organizado e poupe o seu tempo no dia a dia.