Agosto Leve

Esse é o terceiro ano que o Tênis Certo faz o Agosto Leve. Aproveite!
Desde 2018, Edu e a Val se dedicam a criar conteúdo para levar mais pessoas a LINHAS DE CHEGADA.
E não estamos falando apenas de corrida. A sua linha de chegada pode ir muito além.
Acreditamos que você precisa equilibrar 4 pilares: físico, mental, financeiro e espiritual.

O que é o AGOSTO LEVE?

O Agosto Leve é uma jornada de 31 dias durante o mês de agosto.
Todos os dias vamos postar conteúdos relacionados a sua parte mental, física, financeira e espiritual.
Muitos participantes tiveram resultados excelentes nos anos anteriores, mudando a forma de pensar, alimentar e lidar com outras pessoas. A final de contas, nossos objetivo é que você tenha uma vida mais leve.

Abaixo, escute um áudio que o Edu gravando explicando sobre o Agosto Leve.

Total as nossas atualizações estão no nosso grupo do Telegram: https://t.me/agostoleve.
A participação do grupo é gratuita.

Se você ainda não tem o Telegram, é só você baixar no seu smartphone.
Esse aplicativo é bem parecido do com o Whatsapp.

PLANEJAMENTO PARA UM NOVO CAMINHO
1º Passo – Entender como se sente e quer mudar através da RODA DA VIDA
2º Passo – Definir metas reais e possíveis
3º Passo – Se comprometer com a mudança
4º Passo – Elaborar um plano de ação com os novos hábitos
5º Passo – Planejar a semana (01 Físico – 02 Mental – 03 Financeiro – 04 Espiritual)
6º Passo – AÇÃO!!!!!!!

QUATRO PILARES PARA A SAÚDE:
1. Físico
2. Mental
3. Financeiro
4. Espiritual

FAMÍLIA É A BASE

É necessário trabalhar todos os pilares individualmente. Muitas pessoas dão importância excessiva a um deles e se esquecem dos outros. Todos são necessários e importantes para o nosso equilíbrio e busca dos nossos objetivos.
Lembre-se que autoconhecimento é essencial para determinarmos onde queremos chegar. Você tem consciência de quem é e do que você faz? Ou de todos os papéis e atividades que você desempenha na vida? Viver bem é estar em equilíbrio entre tudo o que precisamos desempenhar e todas as nossas relações. Estar feliz profissionalmente, mas estar com saúde debilitada não é bom.

FÍSICO

– Corpo FORTE carrega espírito FORTE.

Cuidar do corpo desenvolve força para realizar os melhores projetos e sonhos da sua vida.

Imagine que o seu corpo é carro. Para manter o carro em movimento, você precisa ter combustível de qualidade, cuidar da manutenção e ligar o motor todos os dias. Só assim ele irá levá-lo para todos os lugares que deseja.
Os cuidados com o corpo precisam seguir a mesma orientação. Alimentação saudável, rotina de exercícios físicos, descanso, visitas periódicas ao médico com realização de exames e acompanhamento, são maneiras de cuidarmos bem do corpo físico.

Você pode estar se perguntando “Como cuidar de tudo isso? Não tenho tempo ou dinheiro…” – A pergunta certa a se fazer é: “Eu tenho coragem?” – Quem tem coragem, consegue tudo!

Assinantes Tênis Certo Premium tem acesso a série com rotina de exercícios físicos com o Treinador Ademir Paulino: veja aqui

“Que a alimentação seja seu único remédio” Essa Frase é do pai da medicina, Hipócrates. Você sabe comer bem? Ou acha que comer bem é comer muito? Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, contribui para o bem-estar físico, psíquico e previne doenças. Ela é composta por carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Quanto mais colorido for o seu prato, melhor!

Assinantes Tênis Certo Premium tem acesso a série sobre nutrição com a nutricionista Claudia, veja aqui

MENTE

– (latim mens, mentis, inteligência, alma)

A nossa mente é equivalente ao sistema operacional de um computador e nosso corpo é o próprio computador. No mundo da computação existem programas maliciosos, chamados vírus, que comprometem o funcionamento da máquina, em alguns casos até tomando o total controle sobre ela. Por isso é importante cuidar da mente e alimentá-la com pensamentos produtivos. Preocupações excessivas, ansiedade, estresse, mágoas e pensamentos negativos podem levar nossa mente a enfraquecer e nosso corpo não gerar os resultados esperados.

Quer manter em dia sua saúde menta?

– Aprenda a meditar e dedique alguns minutos a meditação
– Leia mais livros ou revistas
– Assista vídeos ou palestra que te motivem de alguma maneira
– Faça cursos gratuitos de assuntos do seu interesse
– Experimente pesquisar algo, ou conversar com pessoas que dominam um assunto que você desconhece
– Aprenda um novo idioma
– Viaje para lugares em que nunca esteve
– Aprenda a cozinhar um prato diferente

FINANÇAS

Sugestão de exercício: 1h Dedicada ao estudo de finanças – Controle diário das finanças com atualização de planilha receita e despesas. Quais são os melhores investimentos e aplicações.

Quais são suas crenças em relação as finanças? Você lida bem com dinheiro, ou tem problemas e crenças limitantes?

As finanças estão diretamente ligadas aos problemas que afetam o corpo: o estresse, a preocupação e a ansiedade. Esses sentimentos acompanham o medo de entrar no vermelho e acabar perdendo o controle da saúde financeira.

– Seja organizado: Faça uma planilha para administrar seus gastos e controle de toda receita (Dinheiro que entra) e despesa (Dinheiro que sai). Visualizar os gastos e pensar onde se pode gastar menos.
– Tenha Metas mensais: Pense em metas REAIS, mas possíveis se houver esforço de economia no mês. Antes de comprar qualquer coisa, pense: será que eu preciso? Procure promoções e ofertas para diminuir os gastos. Estabeleça metas e prazos. Resultado é o que nos dá motivação.
– Tenha uma reserva de segurança: Reserva de segurança é um dinheiro guardado para emergências, caso seja demitido ou precise parar de trabalhar. Guardar de seis a 12 meses.
– Provisione seus gastos: Faça uma provisão para pagar despesas futuras como IPTU, IPVA, matrícula da escola dos filhos, material escolar etc.
– Procure promoções: Procurar por ofertas de preço e esperar que certos valores diminuíram é uma excelente forma de conseguir fechar o mês sem ultrapassar o orçamento mensal
– Fuja do cheque especial: Que de especial só tem o nome. Limite bancário e pagamento de mínimo na fatura de crédito podem te deixar refém de juros altos e de negociações bancárias.

ESPIRITUAL

Cuidar da nossa saúde espiritual não envolve, necessariamente, ter uma religião. Algumas pessoas se sentem bem dedicando seu tempo a frequentar uma igreja e cumprir determinados preceitos, outras não. Não existe certo ou errado, existe o que te faz bem e o que te faz evoluir.

Qual é o seu propósito? Ou, se preferir, qual é a sua missão?

Missão é o que nos impulsiona, nos motiva, nos faz lutar e vencer os desafios do dia a dia; a clareza de nossa missão é tão importante que precisamos encontrá-la.

Quando temos em mente o que queremos para o futuro, nossa missão, fica mais fácil determinarmos o que faremos no presente.

Ter clareza de nossa missão de vida é ter clareza de nossos papéis. Isso ajuda a compreender quem somos e o que fazemos no mundo. Missão está relacionada com nossa razão de ser.

Qual é a sua missão? Qual é a sua visão de futuro? Qual é o propósito que guia a sua vida? Nossa missão de vida não só direciona cada uma de nossas ações, como também constrói a visão e o entendimento do propósito, que nos estimula a persistir em busca de nossos sonhos.

Muitas vezes, na busca por nossos objetivos acabamos nos deparando com obstáculos que dificultam a nossa caminhada. E um desses obstáculos são as nossas próprias crenças.

Você já parou para pensar em quais são as suas crenças limitadoras e impulsionadoras? As limitações são as que te impedem de seguir rumo ao seu objetivo, e as impulsionadoras são as que te empurram, te protegem e te fortalecem. Algumas podem ser herdadas de nossos pais ou avós e nem são tão prejudiciais assim, quem nunca ouviu “não comer manga e tomar leite em seguida”? Mas existem coisas em que acreditamos, e que até propagamos, que podem ser prejudiciais e atrasar o nosso desenvolvimento rumo ao sucesso. Quer um exemplo? “Em time que que está ganhando, não se mexe” Será? A tecnologia é um grande exemplo de que se mexe, e se mexe muito! Já pensou onde estaríamos se não houvesse os avanços da tecnologia?

Cuidar da saúde espiritual também envolver viver o presente. ”A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria … e ela não chega, porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora” – Quanto do seu tempo você gasta pensando no passado ou no futuro? – Pense nisso.

Estabeleça metas e prazos. Resultado é o que nos dá motivação, então determine qual é o seu objetivo com cada um dos pilares e comece!

Ferramentas para ajudar:
– Roda da Vida
– Controle de Hábitos
– Agenda para controle mensal, semanal e diário
– Grupo Telegram

Entre agora no nosso grupo do Telegram. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *